Dia da Esteticista: valorização da estética profissional
Celebramos hoje, 18 de janeiro, o Dia da Esteticista, uma data que reconhece e homenageia os profissionais dedicados à promoção da beleza e do bem-estar.
Como começou
A história teve início em meados de 1900 onde surgiram as pioneiras, mulheres interessadas em transformar o mercado da beleza, oferecendo beleza como bem de consumo.
Teve início em 1872, na Polônia, quando nasceu Chaja Rubinstein, que mais tarde adotaria o nome de Helena Rubinstein. Onde através de muitas pesquisas, criou e desenvolveu fórmulas inovadoras, passando a comercializá-las. Em 1902, abriu o primeiro salão de beleza do mundo em Melbourne.
No Brasil
Ala Szerman, russa, naturalizada brasileira foi a pioneira em promover atividades físicas e ensinamentos de como cuidar da pele pela televisão brasileira, A ideia de “consultora de beleza” surgiu com a empresa de cosméticos Avon, fundada em 1886 em Nova York. A marca chegou ao Brasil em 1959, quando iniciou atividades de fabricação e venda no país.
A prática da estética no início, era doméstica e empírica, sem técnicas, atendendo apenas a fins lucrativos e suas executoras eram mulheres.
A formação do profissional esteticista no Brasil começa com cursos rápidos de treinamento para uso e venda domiciliar de cosméticos. Mais tarde evolui para curso profissionalizante, oferecido pelo SENAC, este de acordo com os moldes europeus de prestação de serviços de beleza, com média duração e currículo já abordando aspectos básicos da área da saúde como anatomia, fisiologia e histologia da pele; noções de bioquímica e citologia. Assim, desde 1871 até os dias de hoje, a cosmetologia e a estética não pararam de crescer e de se profissionalizar.
A profissão evoluiu ao longo dos anos
E passou de uma abordagem puramente estética para uma compreensão mais holística da saúde e do bem-estar. Essas e esses especialistas desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando as pessoas a alcançarem uma melhor qualidade de vida e autoestima.
Hoje, os esteticistas não apenas se concentram na aparência exterior, mas também consideram o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Seu trabalho vai além da aplicação de tratamentos de beleza, incluindo terapias relaxantes, técnicas de massagem e aconselhamento sobre cuidados com a pele.
Ganhando destaque nas últimas décadas, à medida que a busca por uma vida saudável e a valorização da estética cresceram. Clínicas de estética, spas e salões especializados tornaram-se espaços comuns, onde os esteticistas desempenham um papel vital na promoção da autoconfiança e do bem-estar físico e mental.
Esses profissionais estão constantemente se adaptando às novas tendências e tecnologias, incorporando inovações nos tratamentos oferecidos. Desde terapias alternativas até procedimentos estéticos avançados, desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Demanda por serviços de qualidade
A profissão exige conhecimento técnico aprofundado, habilidades práticas e uma compreensão profunda das necessidades individuais dos clientes. Além disso, a conscientização sobre a importância da higiene, segurança e ética profissional são elementos essenciais.
A Goodessence proporciona uma gama de produtos naturais, porque, mais valioso do que oferecer simples soluções estéticas é poder proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Nos comprometemos a fornecer aos nossos parceiros e parceiras esteticistas as ferramentas necessárias para aprimorar seus tratamentos e proporcionar resultados excepcionais.
Agradecemos muito o comprometimento em promover a beleza, saúde e autoestima.